
-
Arquitetos: Bjarke Ingels Group
- Área: 135000 ft²
-
Fotografias:Laurian Ghinitoiu

Descrição enviada pela equipe de projeto. O novo Centro de Ciências Robert Day no Claremont McKenna College foi projetado para maximizar a integração e interação multidisciplinar: cada pavimento do edifício de 12.566 m² é orientado em uma direção diferente, direcionando o fluxo de pessoas e ideias entre laboratórios, salas de aula e o campus ao redor. Comissionado em 2020, o centro atende uma comunidade de 1.400 estudantes. Trata-se do primeiro projeto construído do BIG em Los Angeles e do primeiro edifício concluído dentro do masterplan desenvolvido pelo escritório para o Roberts Campus, que visa criar um campus mais unificado por meio de uma série de edifícios que prolongam o eixo central e a arena esportiva adjacente, atualmente em construção. Entre os colaboradores do projeto estão Saiful Bouquet como engenheiro estrutural, KPRS Construction como empreiteira geral e IDS Real Estate Group como gerente de construção.


"Esta arquitetura impressionante amplifica e eleva uma visão revolucionária para o ensino superior em um momento crítico para o bem-estar da nossa espécie, de nossos cérebros e de nosso planeta. Não podemos mais depender de disciplinas isoladas nas ciências ou entre ciências, ciências sociais e humanidades para enfrentar os desafios e oportunidades de nosso tempo. O Centro de Ciências Robert Day e o Kravis Department of Integrated Sciences fundem instalações e programas, com especialização multidisciplinar, aprendizagem baseada em problemas, ética aplicada e inteligência humana em uma era de IA. As pilhas giratórias de Bjarke criam oportunidades para aprender nas interseções. A madeira aquece nossas relações sociais. O vidro rompe barreiras. Os acabamentos e a arte pública inspiram nosso humanismo. Este é um tesouro esculpido para o Claremont McKenna College. Uma joia para todas as épocas." – Hiram E. Chodosh, Presidente, Claremont McKenna College

Com vista para o Monte Baldy, o Centro de Ciências Robert Day está localizado na borda leste do campus, na esquina da Ninth Street com a Claremont Boulevard, criando um novo portal para a escola e facilitando conexões estratégicas com outros departamentos acadêmicos. Uma impressionante cobertura suspensa de 4,5 metros acolhe estudantes, professores, funcionários e visitantes, conduzindo-os a um átrio multiespacial iluminado por luz natural, vibrante e dinâmico.


"O Centro de Ciências Robert Day reúne ciência da computação, ciência de dados e ciências biológicas em um único ambiente integrado. Como o primeiro edifício concluído do nosso masterplan para Claremont McKenna, ele estende o eixo norte em uma sequência de praças diagonais, tornando-se um distribuidor de fluxos para todo o campus. Imaginamos o centro como uma série de volumes paralelos, com um espaço público entre eles, todos rotacionados de acordo com a direção do mall. Embora cada volume seja racional, flexível e capaz de abrigar laboratórios de informática ou laboratórios úmidos, o átrio aberto se torna um espaço social pirenaico, onde é possível ver colegas e professores de todos os níveis. Assim, mesmo que se passe a maior parte do tempo em um laboratório ou sala de aula, sempre haverá oportunidades para trocas de ideias entre diferentes áreas do conhecimento. O Centro de Ciências Robert Day torna-se, nesse sentido, um espaço tridimensional onde alunos e professores convergem em aprendizado integrado." – Bjarke Ingels, Fundador e Diretor Criativo, BIG


A estrutura do edifício é concebida como um empilhamento de dois volumes, cada par girado 45 graus em relação ao pavimento inferior. Os vazios criados pelos blocos rotacionados formam o átrio central de pé-direito total, permitindo vistas diretas das salas de aula e laboratórios em todos os níveis. Os espaços abertos do átrio convidam à colaboração, refletindo a abordagem arquitetônica e educacional do centro. A fachada utiliza painéis de concreto reforçado com fibra de vidro moldados em tábuas, criando textura semelhante à madeira, mas com durabilidade e resistência ao fogo exigidas para laboratórios modernos. O telhado, com 1.022 m² de painéis solares, produz cerca de 342 megawatts-hora por ano. No interior, cada nível se conecta ao pavimento inferior por vigas triangulares de aço revestidas em madeira Douglas fir, cuja textura, ritmo e geometria se estendem para o exterior. O átrio inclui uma grande escadaria destinada ao convívio, ligando os dois primeiros pavimentos e um café, formando um núcleo social central. Suspensa a 9 metros de altura, a escultura Magnetic Field, de Damien Ortega — uma representação da magnetosfera terrestre — flutua em órbita, composta por 18 anéis de metal e 1.476 esferas de vidro coloridas.

O térreo abriga o McElwee Forum, um amplo espaço para seminários, além de suítes de imagem, enquanto salas de aula, laboratórios secos e úmidos, a Quantum Library e um espaço maker ocupam os pavimentos superiores. As salas de aula ficam ao longo do perímetro, garantindo vistas panorâmicas e mantendo separação do átrio e das áreas sociais. Ao longo de todo o edifício, o revestimento em madeira e o piso de concreto são combinados com as cores institucionais vermelho e dourado. Os interiores projetados pelo BIG preveem futuras inovações científicas, com salas e assentos modulares e reconfiguráveis. Oito terraços externos nos cantos de cada volume oferecem vistas de 360 graus das montanhas ao norte, do campus a oeste e da arena esportiva a leste. Paisagismo com flora nativa permite que esses espaços funcionem como salas de aula ao ar livre, áreas de estudo ou locais de encontro. O Centro de Ciências Robert Day busca certificação LEED Gold.

"Como uma rainha estrategicamente posicionada no tabuleiro de xadrez, o edifício desbloqueia novos movimentos para o campus — estendendo o eixo norte, criando um mall diagonal e abrindo acesso ao campus esportivo leste. Desenvolvido em paralelo ao escritório do BIG em Los Angeles, tornou-se um marco compartilhado — uma pedra angular arquitetônica e testemunho da evolução da equipe como arquitetos na Califórnia." – Leon Rost, Sócio, BIG


À medida que o dia se transforma em noite, o Centro de Ciências Robert Day segue como um farol da confluência de ideias científicas, pesquisa e inovação. Iluminado contra o pano de fundo das montanhas de San Gabriel, o centro não apenas reforça a entrada leste do campus, mas transforma o entorno em um ambiente vibrante e inspirador de descobertas.

























































